As folhas da tanchagem (Plantago), são ricas em cálcio e outros minerais e vitaminas, mas, especialmente, são ricas em vitamina K, tendo como principio ativo a aucubina, responsável por maior parte de seus efeitos antimicrobianos, anti-inflamatórios e analgésico, possui também a alantoína específica que ajuda na regeneração da pele. Sendo seu uso muito promissor no tratamento de cortes e feridas sangrantes, e por suas propriedades adstringentes, emolientes e fluidificante de catarros tanto no trato respiratório quanto no sistema digestivo – assim, é uma planta muito útil em estados gripais, diarréias e outras dificuldades resultantes de resfriamento ou viroses. Pode ser usado também como auxiliar no tratamento de úlceras de estômago, gastrite e outros processos inflamatórios gastrointestinais ... Ver mais »
A casca do pau d'arco é rica em flavonóides de conhecida acção antioxidante e anti-inflamatória, como a quercetina, e coenzima Q10, um potente regenerador celular. Conhecido pela eficácia no combate à anemia e pelo efeito estimulante da imunidade do organismo, embora tenho inúmeros outros benefícios. No que se refere à anemia, o pau d'arco estimula a produção de células sanguíneas na medula óssea vermelha, entre as quais os glóbulos vermelhos. Por este motivo, é vantajoso no auxilio ao tratamento de leucopenia ou leucemia (número reduzido de glóbulos brancos no sangue) e de quimioterapias, ajudando a produzir glóbulos brancos. Pelo seu efeito imuno-estimulante é também conhecido como “anti-biótico” natural, funcionando bem como agente de prevenção e coadjuvante no tratamento de gripes e outras infecções respiratórias e, ainda, infecções do trato urinário. Por sua ação na estimulação da regeneração celular, vem sendo
utilizada como auxiliar no tratamento de feridas, picadas de inseto, eczema, psoríase, ulceras varicosas, e ainda ulceras internas, sendo sobretudo uma referencia no tratamento de ulceras de estomago, duodeno e ainda inflamações e miomas uterinos. Esse fármaco natural é recomendado também no tratamento da diabetes, devido ao seu efeito hipoglicemiante (redução da glicemia), e vem sendo estudado pelo seu potencial anti-cancerígeno, tendo sido associado em diversos estudos científicos à inibição do crescimento tumoral, redução do tamanho de tumores e prevenção da formação de metástases.
Cuidado:
O Ipê-Amarelo não está recomendado para grávidas, durante a amamentação e durante o tratamento contra o câncer. ... Ver mais »
Entudos comprovaram que a milona tem duas poderosas ações: é anti-inflamatória e antialérgica,
Essas ações torna esse chá em um forte aliado para Problemas respiratórios: asma, resfriados, bronquite, rinite alérgica. ... Ver mais »
A complicada composição química do alcaçuz dá a ele um largo espectro de propriedades. Muitas pesquisas tem comparado sua ação com a hidrocortisona, mas sem seus efeitos colaterais. Como a cortisona, teria o efeito de diminuir as inflamações e aliviar sintomas de artrite e alergias, daí seu efeito anti-histamínico. A raiz possui glicirrizina (cinquenta vezes mais doce que a sacarose), que favorece a formação de hormônio como a hidrocortisona. Mulheres costumam usar alcaçuz para regular os ciclos menstruais, pois favorece o equilíbrio hormonal. Seu uso mais comum é no tratamento de problemas respiratórios, como bronquite, tosse, o acúmulo de catarro e demais sintomas de resfriados devido à ação expetorante.
CUIDADO:
Seu uso é contraindicado em pessoas com pressão arterial alta, problemas cardíacos, doenças renais e níveis baixos de potássio no sangue e mulheres grávidas. ... Ver mais »
A folha de manga ricas em vitamina C, B e A e também são ricas em vários outros nutrientes. Possui poderosas propriedades antioxidantes, pois tem alto teor de flavonoides e fenóis. Contêm taninos, alcaloides, glicosídeos, esteroides, triterpenoides, saponinas, magniferina, componentes fenólicos e flavonoides. Além disso, a folha de manga possui propriedades antimicrobianas e pode ser usada em diversos tratamentos, como: Eliminar parasitas do corpo, diurético, expetorante, gripes e resfriados, cálculos biliares, ajuda na prevenção da diabetes. ... Ver mais »
A Agrimónia é rica em propriedades terapêuticas tais como: adstringente, analgésica, antidiarreica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antivirótica, ansiolítica, calmante, cicatrizante, depurativa, diurética, relaxante, hipoglicémica, tônica e vermífuga e age como protetora hepática. sendo na medicina popular para tratamento de feridas na pele, abcessos, cálculo renal, catarro, cistite, cólicas, diarreia, angina, inflamação da garganta, laringite, amigdalite, bronquite, catarro, além de aliviar tosses, gripes e resfriados. ... Ver mais »
A hortelã tem ação, analgésica, antiespasmódica e afrodisíaca, sendo um ótimo chá para tomar após as refeições, já que ajuda na digestão. Também tem ação antiparasitária podendo ajudar a aliviar os sintomas e combater a infeção por parasitas, como amebíase e giardíase, sendo ótimo para o tratamento de diversos problemas de saúde, como: Má digestão, náusea ou vômito; colesterol alto; dor de cabeça; cólica menstrual; congestão nasal ou pulmonar, principalmente em casos de gripe ou resfriado com tosse; dores abdominais, por ter ação antiespasmódica; Insônia; tricomoníase genital; diarreia com sangue. ... Ver mais »
As flores do sabugueiro têm propriedades expetorantes, estimulantes da circulação sanguínea, estimulantes da produção de suor, antivirais e anti-inflamatórias. Assim, o sabugueiro pode ser utilizado para ajudar no tratamento de gripe e resfriado, febre, tosse, rinite, sintomas alérgicos, feridas, abscessos, acúmulo de ácido úrico, problemas renais, hemorroidas, hematomas, frieiras e reumatismo. ... Ver mais »
O eucalipto ajuda o tratamento do sistema respiratório: sinusite, rinite, bronquite e a simples tosse e resfriado, além de ajudar a eliminar as secreções pulmonares acumuladas durante a bronquite.
cuidados:
Não é recomendado para pessoas gravidas e com problemas de vesícula e doenças no fígado. ... Ver mais »
Um chá delicioso que combate gripes e resfriados. ... Ver mais »
A tília é uma planta medicinal, utilizada para tratar vários problemas de saúde, desde ansiedade, dor de cabeça, diarreia e má digestão. Em algumas investigações, o chá de tília demonstrou ter ação inibitória sobre os recetores benzodiazepínicos, o que significa que consegue diminuir a ação do sistema nervoso central, acalmando os nervos e ajudando a aliviar crises de ansiedade. Um dos efeitos mais populares do chá de tília é sua capacidade para aumentar a transpiração e ajudar a regular a febre em quadros de gripes e resfriados. ... Ver mais »
Partilhe com os seus amigos